Club de
São José dos Campos
Urupema

A solidariedade multiplica sorissos

O Rotary Club de São José dos Campos-Urupema, nesta manhã de sexta-feira, 11 de outubro de 2019, por meio do projeto mensal de arrecadação de latas de leite em pó para AAFLAP, recebeu um super apoio dos alunos da Universidade Paulista UNIP, matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Juntos, reuniram 384 latas de 400g de leite em pó para doação à entidade. Paulo de Tarso, presidente do clube para a gestão 2019-20, agradece a iniciativa dos alunos da universidade e comenta que "o mais importante é o jovem mostrar-se  participativo e com interesse nas atividades do município para com as pessoas carentes".  O rotariano José Antônio da Silva, associado do clube e professor da universidade enaltece "a importância dos alunos se envolverem com a comunidade e principalmente com as entidades que necessitam desse tipo de auxílio. Isso faz parte da formação e é muito importante o ser humano ter a oportunidade de participação".  E continua comentando que "o resultado da arrecadação durante a Jornada de Administração sirva de exemplo para os outros semestres, alunos da próxima jornada". AAFLAP - Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-Palatais de São José dos Campos, é uma entidade filantrópica, fundada em 16 de Outubro de 1987, dirigida por pais e indivíduos com fissura lábiopalatina. Os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, ortodontia, pediatria, psicologia, psicopedagogia e serviço social são oferecidos gratuitamente às crianças e aos adultos com fissura labiopalatina para que possam ser melhor inseridos na sociedade. Participe você também da doação mensal de leite em pó para a AAFLAP. Basta entrar em contato com nosso clube pelo whatsApp (12) 99723-7390 ou comparecer a uma de nossas reuniões às terças-feiras, das 7h15 às 8h30 na Travessa Santa Inês, 193 no Jardim Santa Madalena em São José dos Campos. Fotos e textos: Patrícia Pereira Silva

Postado em 11 de Outubro de 2019

Administrador do Clube

Como presidente da Comissão de Administração você deverá contribuir ao bom funcionamento do seu clube. Para informações detalhadas, consulte o manual Lidere Seu Clube: Comissão de Administração. Responsabilidades: Planejar reuniões, assembleias e outras atividades do clube; Enviar comunicados aos associados; Monitorar o comparecimento; Manter o site e as mídias sociais do clube. O papel da Comissão de Administração é realizar tarefas logísticas que contribuam ao sucesso dos encontros do clube. Tais eventos, que devem ser divertidos e interativos, ajudam a definir a experiência dos associados no Rotary. Os clubes precisam de associados atuantes e engajados para que possam prestar serviços comunitários e atrair novos associados. Parabéns pela sua nomeação para servir como presidente de comissão. O manual LIDERE SEU CLUBE Comissão de Administração o ajudará a estabelecer metas e a compreender seu papel no bom funcionamento do clube. Ele inclui normas e procedimentos para todos os clubes, bem como ideias que poderão ser úteis a você. O manual está disponível em https://www.rotary4571.org.br/downloads pasta 01. Manuais Sábado, dia 15 às 9hParticipe do Treinamento de Comissões: Adminstrador do Clubehttps://www.facebook.com/events/3407683299255198 

Postado em 11 de Agosto de 2020

Mês de Semear, Regar e Cuidar!

Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão de Clubes.Mês de Semear, Regar e Cuidar! Desenvolvimento do Quadro Associativo transcende a simples inserção de Novos Associados, refere-se também aos cuidados para com os companheiros do clube para que tenham vontade e motivação para continuarem fazendo parte da família rotária. Convidar um Novo Associado para ingressar em nossa organização é um ato de generosidade, pois abrimos oportunidades para eles se tornarem cidadãos do mundo onde uma centena de possibilidades serão apresentadas como, poder servir sua comunidade, criar uma rede de contatos e conhecer rotarianos no mundo todo. Precisamos ser generosos e disseminar essa possibilidade de outras pessoas fazerem parte da nossa organização. Quantos Novos Associados trouxemos para nosso clube? Esta é uma pergunta que devemos sempre nos fazer. Mas além de trazer Novos Associados, estamos atentos aos que já são membros da família? Temos nos preocupado em saber como eles estão? Se precisam de nossa ajuda para interagirem com as ferramentas virtuais, tão importantes no momento que vivemos? O Desenvolvimento do Quadro Associativo é dever de todo rotariano. Imaginemos o Rotary como um belo jardim. Não basta semear, precisamos regar e cuidar das flores. Não basta convidar um associado e após seu ingresso simplesmente achar que a sua responsabilidade acabou. Rotary se faz de pessoas, projetos e companheirismo e quanto mais associados em nossos clubes mais e mais ousados serão os projetos realizados. Quanto mais associados em nossos clubes, mais companheirismo e trocas realizaremos. A Expansão de Novos Clubes favorece o ingresso de novos rotarianos em uma comunidade onde ainda não haja clubes de Rotary, ou rotarianos que queiram atuar em causas específicas ou ainda que precisem se reunir em dias e horários que não são contemplados pelos clubes da cidade. Hoje existe uma dezena de novos modelos de clubes para que todos possam se reconhecer nos mesmos. Segundo nosso presidente Hoger Knaack “Não existe idade para sermos rotarianos e existe modelos de clubes de Rotary para anseios diferentes” Vamos aproveitar agosto, mês em que o Rotary International dedica ao Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão de Clubes para refletirmos o quanto estamos contribuindo para isso e o que podemos fazer para que nosso clube sejam mais atrativo. O Rotary é formado por nós e cabe a cada um fazermos o melhor para o crescimento do nosso Distrito. Semeie, Regue e Cuide!   Kassima Timoni Góes CampanhaGD2020-21 do Rotary International Distrito 4.571

Postado em 03 de Agosto de 2020

Crie uma bela casa on-line para seu clube

Talvez, há poucos meses você não conhecia uma sala virtual. No mês de julho, certamenta você frequentou várias delas e até aprendeu novas habilidades rapidamente para promover uma Reunião de Transmissão de Cargos do Conselho Diretor 2020-21. Em agosto continue adquirindo nossos conhecimentos e não reduza a empolgação. Passe de uma sala virtual para uma casa inteira. Crie uma bela casa virtual para seu Clube. Isso mesmo, uma casa, uma Página do Facebook para contar as inúmeras histórias de Pessoas em Ação que inspiram e fazem a diferença na vida da comunidade local gerando impacto global. Permita que seu clube seja visto por mais de dois bilhões de pessoas no Facebook. Ao criar uma Página do Facebook para o Clube você se comunica e conecta de forma fácil com voluntários, empresas, entidades, patrocinadores, ... em qualquer momento e em qualquer lugar. E, tudo isso de forma simples e grátis, com ótima aparência no desktop quanto no celular, porque é aqui que as pessoas estão! Quer saber como publicar conteúdo envolvente em apenas 15 minutos? Acesse: https://www.facebookblueprint.com/student/activity/175764-criacao-de-uma-pagina-do-facebook Ao criar uma Página no FB escolha a categoria que melhor descreve o tipo da nossa organização: Comunidade. Adicione uma foto do perfil para atrair mais pessoas a encontrar a Página do Clube e reconhecer suas publicações, comentários e muito mais. A nossa logotmarca para Clube, por ser horizontal, acaba por mostrar apenas a Marca de Excelência. Ao invés de utilizá-la como foto do perfil, experimente nesse mês, utilizar a foto do Presidente do Clube para atrair as pessoas que o conhecem e que ainda não seguem as atividades do Clube. Meça os resultados após 30 dias e verifique se foi uma boa estratégia. Analise se a foto do presidente gerou mais engajamento da página, com curtidas, comentários e compartilhamento dos posts. No topo da Página Inicial, você tem a capa da Página do FB, onde é possível carregar não só uma imagem mas também, um vídeo armazenado em seu computador. Os vídeos devem ter pelo menos 820 x 312 pixels e entre 20 e 90 segundos.  Já na seção Sobre, cujo preenchimento é opcional, adicione uma descrição curta que informe o que o Clube faz. Este campo ajuda a Página a aparecer em resultados de pesquisas. O limite de texto é de 155 caracteres. E, não esqueça de clicar em Salvar quando terminar. Em seguida, crie um Nome de Usuário para a Página, porque ele aparece em URLs personalizadas que facilita a comunicação e acesso. Continue adicionando outras informações como endereço do site, e-mail de contato e mapa de localização. Para personalizar ainda mais sua Página com modelos e guias, clique em Configurações no canto superior direito da Página. Em seguida, na navegação à esquerda, clique em Modelos e guias. Incentivo você encerrar esse processo criando um CTA (Call To Action), adicionando um Botão de Chamada para Ação em sua página. Ele é colocado em destaque na parte superior da página, sob a foto da capa e pode ajudar a gerar várias ações diferentes de acordo com sua estratégia, inclusive enviar uma mensagem, marcar um horário, fazer uma doação e muito mais. Quando você cria sua Página pela primeira vez, não tem disponível algumas opções. Para que você tenha acesso às informações da página, é necessário que seu público comece a interagir com ela. Somente assim você saberá mais sobre ele.    Conforme o público da Página aumenta, você ganha acesso às ferramentas e aos recursos adicionais.  Depois de 30 pessoas terem curtido a Página, você terá acesso às Informações da Página, um recurso que reúne dados sobre quantas pessoas causam sua Página, os dados demográficos dessas pessoas, quais publicações tiveram um bom desempenho e muito mais. Assim, 100 pessoas curtiram sua página, você pode começar a "acompanhar" até 100 páginas.   JUNTOS, NÓS APRENDEMOS Patricia PereiraPresidente 2020-21 da Comissão da IP Distrital

Postado em 01 de Agosto de 2020

O seu clube já é o Clube Cidadão?

Acompanhe passo a a posso como o Unyclub pode ajudar o seu clube a se tornar um Clube Cidadão doando U$ 1,000 para a Fundação Rotária. https://youtu.be/5SL1A4MW7mA

Postado em 29 de Julho de 2020

mLabs | Gestão de mídias sociais para todos!

Fundada em 2015, a mLabs é uma startup que oferece uma plataforma para gerenciamento de mídias sociais. A ferramenta simplifica e otimiza a gestão dos canais de uma marca (a marca Rotary) em diferentes mídias. A startup tem sede em São José dos Campos/SP e agora a Stone, passa a ser a sócia da mLabs. A mLabs foi pensada e criada por quem entende de redes sociais, para ser utilizada por quem não entende deste universo. A ferramenta é de simples uso e sua interface torna o contato com as redes sociais uma tarefa fácil. Acredito que a marca Rotary precisa ser melhor manipulada pelos clubes e então divulgada corretamente nas redes sociais. Por isso, tenho orientado os líderes a investirem tempo em treinamento de ferramentas digitais. Aquisições de gratuidades como o CANVA PRO e o passo seguinte, a mLabs, para gerenciar as postagens na página do Facebook do clube. Num segundo momento adquirir habilidades para o gerenciamento de vídeos no canal do Youtube e quando o clube se sentir preparado e com planejamento adequado, migrar para o universo do LinkedIn. A Comissão de Imagem Pública da governadoria 2020-21 deseja abrir oportunidades para o líder se familiarizar com o uso da marca, gerir melhor o clube e consequentemente crescer. O NOVO normal convenceu muitos clubes a reinventarem o modelo de reunião para o mundo digital. A parceria com a mLabs para ONGs também é contemplada de gratuidade e já foi adotada por mais de 305 ONGs brasileiras, entre elas AACD, Graac e Instituto Airton Senna. Segundo o executivo de marketing Rafael Kiso, a ferramenta custa entre R$ 5,90 e R$ 29,90 para empresas, mas é gratuita para as instituições filantrópicas, bastando mandar o estatuto. “As ONGs usam as redes para se comunicarem, como forma de receber doações, e precisam de transparência. A mLabs viabiliza isso”, diz. Os clubes interessados em utilizar a mLabs de forma gratuita devem acessar o site em entrar em contato www.mlabs.com.br/contato enviando uma mensagem de interesse.  Patricia PereiraPresidente 2020-21 da Comissão de IP Distrital      

Postado em 28 de Julho de 2020

Rotary promove agroflorestas sustentáveis em Alagoas

Aos 41 anos, Maria José Cavalcante faz parte do assentamento de agricultores Flor do Bosque, na cidade de Messias, Zona da Mata de Alagoas. Para quem conquistou um pedaço de terra para cultivar graças ao movimento da reforma agrária, Maria vê uma nova mudança em sua vida graças a um projeto do Rotary. O projeto “Plantando Agroflorestas”, do Rotary club Maceió-Farol, une o plantio de alimentos com árvores nativas da região, permitindo maior produtividade, com sustentabilidade do solo, e mais ganhos para os agricultores, que vivem da renda dos excedentes das colheitas, vendidos em feiras locais. “Acredito que a produção tem de ser feita respeitando a natureza. O projeto nos dá orientação para termos mais alimento no mesmo espaço [usado antes], e de termos uma renda a mais, pois quando temos excedente de alimentos, nós vendemos, ele vai para fora [do assentamento]”, destaca Maria. O projeto de agroflorestas chegou à vida de Maria por meio de membros do Rotary que também são professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). José Roberto Santos, engenheiro agrônomo e especialista em agroflorestas, viu que a forma de plantio dos agricultores da Zona da Mata alagoana poderia ser melhorada, beneficiando as pessoas e o meio ambiente. Aliando o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, com raízes profundas que ajudam a manter a terra úmida, à plantação de alimentos, o projeto aumenta a produtividade da colheita e recupera o solo degradado. “O resultado é imediato e contínuo. Do segundo mês em diante, após a implantação da agrofloresta, eles já iniciam a colheita e replantio das hortaliças. Depois, eles irão colher lavouras como feijão, milho, abóbora, macaxeira, etc.”, explica José Roberto. Os membros do Rotary estão envolvidos no desenvolvimento do projeto, compra de equipamentos e treinamento técnico dos agricultores. “A primeira etapa é a construção de viveiros para a geração das mudas. Estamos investindo nos viveiros e, depois, investiremos nos equipamentos para as plantações”, conta Flavio Lima, engenheiro civil e professor da UFAL. “O objetivo do projeto é agregar valor à produção. Nessa região, a grande maioria usa queimada e agrotóxico [nas plantações]”, diz. Os investimentos no projeto foram de US$ 33.500, tendo recebido aportes do clube Maceió-Farol, do clube argentino Caleta Olívia, que entrou como parceiro internacional, e da Fundação Rotária. O projeto começou em janeiro e terá duração de um ano. Além do assentamento Flor do Bosque, em Messias, outros três também estão sendo beneficiados: Dom Helder (Murici), Zumbi dos Palmares (Branquinha) e Duas Barras (São Luís do Quitunde). Todos os assentamentos ficam na Zona da Mata alagoana, a cerca de 60 quilômetros da capital, Maceió. Nesta primeira etapa do projeto, cada acampamento constrói um viveiro para suas mudas de árvores. No total, serão plantadas 600 árvores nativas por hectare e cada acampamento terá 15 hectares de agrofloresta. “O sistema é pensado para a utilização de recursos locais e do próprio assentamento, sem a necessidade do uso de agrotóxicos. Espera-se, com esse projeto, aumentar a renda e a qualidade de vida de 60 famílias de agricultores pela produção de alimentos e outros produtos florestais de forma contínua e de qualidade superior”, aponta José Roberto. Para Maria e os outros agricultores beneficiados, além do treinamento técnico e da perspectiva de ganhos maiores, fica um importante aprendizado. “Aprendemos a conviver com a natureza. Aprendemos a respeitar e observar a natureza, a usar uma área que antes não era usada e a proteger as nascentes de água”, conclui.

Postado em 27 de Julho de 2020

Ver todos

Administrador do Clube

Como presidente da Comissão de Administração você deverá contribuir ao bom funcionamento do seu clube. Para informações detalhadas, consulte o manual Lidere Seu Clube: Comissão de Administração. Responsabilidades: Planejar reuniões, assembleias e outras atividades do clube; Enviar comunicados aos associados; Monitorar o comparecimento; Manter o site e as mídias sociais do clube. O papel da Comissão de Administração é realizar tarefas logísticas que contribuam ao sucesso dos encontros do clube. Tais eventos, que devem ser divertidos e interativos, ajudam a definir a experiência dos associados no Rotary. Os clubes precisam de associados atuantes e engajados para que possam prestar serviços comunitários e atrair novos associados. Parabéns pela sua nomeação para servir como presidente de comissão. O manual LIDERE SEU CLUBE Comissão de Administração o ajudará a estabelecer metas e a compreender seu papel no bom funcionamento do clube. Ele inclui normas e procedimentos para todos os clubes, bem como ideias que poderão ser úteis a você. O manual está disponível em https://www.rotary4571.org.br/downloads pasta 01. Manuais Sábado, dia 15 às 9hParticipe do Treinamento de Comissões: Adminstrador do Clubehttps://www.facebook.com/events/3407683299255198 

Em 11/08/2020

Mês de Semear, Regar e Cuidar!

Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão de Clubes.Mês de Semear, Regar e Cuidar! Desenvolvimento do Quadro Associativo transcende a simples inserção de Novos Associados, refere-se também aos cuidados para com os companheiros do clube para que tenham vontade e motivação para continuarem fazendo parte da família rotária. Convidar um Novo Associado para ingressar em nossa organização é um ato de generosidade, pois abrimos oportunidades para eles se tornarem cidadãos do mundo onde uma centena de possibilidades serão apresentadas como, poder servir sua comunidade, criar uma rede de contatos e conhecer rotarianos no mundo todo. Precisamos ser generosos e disseminar essa possibilidade de outras pessoas fazerem parte da nossa organização. Quantos Novos Associados trouxemos para nosso clube? Esta é uma pergunta que devemos sempre nos fazer. Mas além de trazer Novos Associados, estamos atentos aos que já são membros da família? Temos nos preocupado em saber como eles estão? Se precisam de nossa ajuda para interagirem com as ferramentas virtuais, tão importantes no momento que vivemos? O Desenvolvimento do Quadro Associativo é dever de todo rotariano. Imaginemos o Rotary como um belo jardim. Não basta semear, precisamos regar e cuidar das flores. Não basta convidar um associado e após seu ingresso simplesmente achar que a sua responsabilidade acabou. Rotary se faz de pessoas, projetos e companheirismo e quanto mais associados em nossos clubes mais e mais ousados serão os projetos realizados. Quanto mais associados em nossos clubes, mais companheirismo e trocas realizaremos. A Expansão de Novos Clubes favorece o ingresso de novos rotarianos em uma comunidade onde ainda não haja clubes de Rotary, ou rotarianos que queiram atuar em causas específicas ou ainda que precisem se reunir em dias e horários que não são contemplados pelos clubes da cidade. Hoje existe uma dezena de novos modelos de clubes para que todos possam se reconhecer nos mesmos. Segundo nosso presidente Hoger Knaack “Não existe idade para sermos rotarianos e existe modelos de clubes de Rotary para anseios diferentes” Vamos aproveitar agosto, mês em que o Rotary International dedica ao Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão de Clubes para refletirmos o quanto estamos contribuindo para isso e o que podemos fazer para que nosso clube sejam mais atrativo. O Rotary é formado por nós e cabe a cada um fazermos o melhor para o crescimento do nosso Distrito. Semeie, Regue e Cuide!   Kassima Timoni Góes CampanhaGD2020-21 do Rotary International Distrito 4.571

Em 03/08/2020

Crie uma bela casa on-line para seu clube

Talvez, há poucos meses você não conhecia uma sala virtual. No mês de julho, certamenta você frequentou várias delas e até aprendeu novas habilidades rapidamente para promover uma Reunião de Transmissão de Cargos do Conselho Diretor 2020-21. Em agosto continue adquirindo nossos conhecimentos e não reduza a empolgação. Passe de uma sala virtual para uma casa inteira. Crie uma bela casa virtual para seu Clube. Isso mesmo, uma casa, uma Página do Facebook para contar as inúmeras histórias de Pessoas em Ação que inspiram e fazem a diferença na vida da comunidade local gerando impacto global. Permita que seu clube seja visto por mais de dois bilhões de pessoas no Facebook. Ao criar uma Página do Facebook para o Clube você se comunica e conecta de forma fácil com voluntários, empresas, entidades, patrocinadores, ... em qualquer momento e em qualquer lugar. E, tudo isso de forma simples e grátis, com ótima aparência no desktop quanto no celular, porque é aqui que as pessoas estão! Quer saber como publicar conteúdo envolvente em apenas 15 minutos? Acesse: https://www.facebookblueprint.com/student/activity/175764-criacao-de-uma-pagina-do-facebook Ao criar uma Página no FB escolha a categoria que melhor descreve o tipo da nossa organização: Comunidade. Adicione uma foto do perfil para atrair mais pessoas a encontrar a Página do Clube e reconhecer suas publicações, comentários e muito mais. A nossa logotmarca para Clube, por ser horizontal, acaba por mostrar apenas a Marca de Excelência. Ao invés de utilizá-la como foto do perfil, experimente nesse mês, utilizar a foto do Presidente do Clube para atrair as pessoas que o conhecem e que ainda não seguem as atividades do Clube. Meça os resultados após 30 dias e verifique se foi uma boa estratégia. Analise se a foto do presidente gerou mais engajamento da página, com curtidas, comentários e compartilhamento dos posts. No topo da Página Inicial, você tem a capa da Página do FB, onde é possível carregar não só uma imagem mas também, um vídeo armazenado em seu computador. Os vídeos devem ter pelo menos 820 x 312 pixels e entre 20 e 90 segundos.  Já na seção Sobre, cujo preenchimento é opcional, adicione uma descrição curta que informe o que o Clube faz. Este campo ajuda a Página a aparecer em resultados de pesquisas. O limite de texto é de 155 caracteres. E, não esqueça de clicar em Salvar quando terminar. Em seguida, crie um Nome de Usuário para a Página, porque ele aparece em URLs personalizadas que facilita a comunicação e acesso. Continue adicionando outras informações como endereço do site, e-mail de contato e mapa de localização. Para personalizar ainda mais sua Página com modelos e guias, clique em Configurações no canto superior direito da Página. Em seguida, na navegação à esquerda, clique em Modelos e guias. Incentivo você encerrar esse processo criando um CTA (Call To Action), adicionando um Botão de Chamada para Ação em sua página. Ele é colocado em destaque na parte superior da página, sob a foto da capa e pode ajudar a gerar várias ações diferentes de acordo com sua estratégia, inclusive enviar uma mensagem, marcar um horário, fazer uma doação e muito mais. Quando você cria sua Página pela primeira vez, não tem disponível algumas opções. Para que você tenha acesso às informações da página, é necessário que seu público comece a interagir com ela. Somente assim você saberá mais sobre ele.    Conforme o público da Página aumenta, você ganha acesso às ferramentas e aos recursos adicionais.  Depois de 30 pessoas terem curtido a Página, você terá acesso às Informações da Página, um recurso que reúne dados sobre quantas pessoas causam sua Página, os dados demográficos dessas pessoas, quais publicações tiveram um bom desempenho e muito mais. Assim, 100 pessoas curtiram sua página, você pode começar a "acompanhar" até 100 páginas.   JUNTOS, NÓS APRENDEMOS Patricia PereiraPresidente 2020-21 da Comissão da IP Distrital

Em 01/08/2020

O seu clube já é o Clube Cidadão?

Acompanhe passo a a posso como o Unyclub pode ajudar o seu clube a se tornar um Clube Cidadão doando U$ 1,000 para a Fundação Rotária. https://youtu.be/5SL1A4MW7mA

Em 29/07/2020

Reuniões Terças-Feiras | 07:15
Travessa Santa Inês,193 Cep: 12243-290